Atividades

 

Atividades na área de orientação temporal

 

  • Ouvir histórias, ou músicas que contenham histórias, e depois contar a sequência dos factos.
  •  Ordenar cartões com figuras e formas e recompor uma história com início, meio e fim.
  • Observar animais (mosca, lesma, lagartixa, gato, tartaruga, etc.) e dizer quais são os mais velozes e os mais lentos.
  • Mover carrinhos rápida e lentamente, seguindo instruções do técnico.
  • Plantar feijões e observar o seu crescimento.
  • Posteriormente, o técnico e as crianças desenharão a história da vida do feijão, passando pelas etapas do seu desenvolvimento, da semente até a planta adulta.

 

Atividades de orientação espacial

 

  • Andar pela sala a explorar o ambiente e os objectos, inicialmente de olhos abertos e depois de olhos fechados.
  • Montar puzzles e quebra-cabeças.
  • Jogar ao galo.
  • Responder onde está o céu, o tecto, o chão, a lâmpada, com palavras como: em cima, atrás, etc.
  • Andar pela sala e pelo pátio seguindo a direcção indicada por setas pintadas no chão.
  • Realizar um pedypapper.

 

Atividades de conhecimento corporal e lateralidade

 

  • Nomear partes do próprio corpo, do corpo dos colegas, do corpo de bonecos.
  • Juntar as partes de um boneco desmontável.
  • Completar o desenho de uma figura humana com o que estiver em falta.
  • Deixar o corpo cair, em bloco, sobre o colchão.
  • Exercitar tensão e relaxamento no corpo (amolecer, murchar, endurecer, etc.)

 

Atividades de lateralidade

 

  • Colocar fitas vermelhas no pulso e tornozelo do lado direito e realizar exercícios que peçam movimentos como: erguer a mão direita, baixar a mão esquerda, erguer o braço direito e baixar o esquerdo, etc.
  • Colocar a mão sobre contornos de mãos desenhados no quadro, rapidamente, como se estivesse a dar um açoite. Colocar a mão na mesma posição da mão desenhada.
  • Desenhar ou colocar objectos no lado direito ou esquerdo de uma folha de papel dividida ao meio verticalmente, e marcada com as inscrições direita e esquerda nos lados correspondentes.
  • Colocar os pés sobre os contornos de pés desenhados no chão, direito sobre direito, esquerdo sobre esquerdo.

 

Atividades de habilidades conceituais

 

  • Observar uma colecção de objectos pequenos misturados: pedrinhas, botões, conchas, grãos de milho, missangas, clipes, etc. Separar esses objectos pela classe a que pertencem: conjunto de pedras, de botões, de clipes.
  • Seriar objectos de acordo com o tamanho (do menor para o maior), com a cor (da mais clara à mais escura), com a espessura (do mais fino para o mais grosso), conservando a mesma categoria.
  • Distribuir o mesmo número de objectos, observando que a quantidade não se altera quando modificamos sua posição.
  • Cortar frutas ao meio para dividi-las com um colega (dois pedaços: um para cada um).
  • Organizar armários, separando peças iguais e deixando-as próximas.
  • Jogos (contribuem para desenvolvimento de noções matemáticas): mikado, memória, dominó, etc.
  • Exercícios com leggos de vários tamanhos, espessura, cor, forma.

 

Exercícios de coordenação visuo manual ou fina

 

  • Modelar com massa e barro.
  • Agrafar com agrafador.
  • Folhear livros e revistas, folha por folha.
  • Brincar com o iô-iô.
  • Martelar, aparafusar.
  • Rasgar papel, livremente, utilizando, de início, papéis que não ofereçam muita resistência ao serem rasgados.
  • Rasgar papel em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos.